“Edward
Mãos de Tesoura”, de Tim Burton (1990)
Uma vendedora da Avon, Pegg Boggs (interpretado por Dianne Weist) decide bater na porta de uma velha mansão abandonada e acaba encontrando um garoto chamado Edward, que tem tesouras no lugar das mãos. Vendo que o garoto está sozinho, ela decide levá-lo para viver em sua casa. Apesar dos problemas para se adaptar, Edward encontra seu lugar como cabeleireiro e jardineiro da pequena cidade onde vai morar. Nutre uma paixão platônica pela jovem filha de Dianne Weest (Winona Ryder), incitando ciúmes no namorado dela que envolve Edwards num ato de assalto. Logo a cidade estará contra ele, julgando-o um monstro temerário. Através de flash-backs sabemos que Edward é uma criatura incompleta, criada por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar ao estranho ser mãos capazes de substituir as enormes lâminas no lugar delas. É através do jovem monstro solitário, generoso e desastrado que vislumbramos a natureza egoísta e preconceituosa da sociedade de massa, uma “clean society”, com casas-padrão, tão vazia quanto luminosa em cores pasteis, de aparência alegre e feliz. É como se o jovem "monstro" Edward Scissorhands desconcertasse a harmonia primordial, explicitando o caráter fetichizado da vida das pessoas, imersas numa existência de simulacro. Em Edward Scissorhands as mulheres parecem solitárias, carentes, vazias e os jovens, fúteis e delinqüentes. As mulheres possuem um papel central no filme, com destaque para a vendedora de Avon. É através dela que Edward Mãos-de-Tesoura é salvo de sua mansão escura. A presença de uma vendedora de cosmético é uma critica sutil à sociedade da aparencia , isto é, a sociedade do fetiche-mercadoria. Além disso, outras mulheres aparecem no papel de admiradoras (e inimigas) de Edward. Enfim, a sociedade cosmética de Edward Scissorhands parece ser uma sociedade feminina. A cenografia de Tim Burton é fabulosa, com destaque para o contraste entre a cidade e a mansão escura de estilo gótica, no alto da montanha, onde moravam Edward e o velho inventor.
(2006)
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